Um dos meus livros preferidos sobre liderança é Leadership and the One Minute Manager, de Kenneth Blanchard, da série que vem no seguimento do livro The one Minute Manager, do mesmo autor e também de Spencer Johnson. Daquele autor, este é o primeiro livro que li, mas certamente não será o último, pois apesar de não serem nada recentes, são livros simples que usam histórias para ensinar conceitos de gestão incríveis. Este ensina sobre a liderança.
A ideia de "gestor um minuto" é para lembrar que se os gestores guardassem um minuto por dia para refletir sobre as suas práticas de gestão, teriam enormes benefícios.
Neste livro, Kenneth Blanchard, conta uma fábula em que uma empreendedora se reúne com The One Minute Manager, para que este lhe ensine sobre liderança, pois a empreendedora não consegue gerir os seus colaboradores eficientemente, acabando sempre por ter de fazer as tarefas. Este transmite-lhe os seus conhecimentos, e a empreendedora aprendeu um novo processo metodológico de como liderar pessoas.
Pontos importantes a reter deste livro:
- Há que lidar com as pessoas personalizadamente, pois nem toda a gente está ao mesmo nível de competência nem de comprometimento;
- Liderança situacional: Usar um estilo de liderança apropriado para cada situação;
- Há 4 estilos básicos de liderança: Diretivo, Coaching, Suporte, e Delegação;
- Estes estilos devem ser usados com flexibilidade, consoante o estágio de desenvolvimento de cada pessoa, sendo que o líder deve avaliar o nível de competência e comprometimento (commitment);
- A competência depende da experiência e da formação; o comprometimento da confiança e da motivação;
- O estilo diretivo deve ser utilizado a pessoa ainda não é competente, mas está bastante motivada em aprender;
- O estilo Coaching deve ser utilizado quando a pessoa adquiriu pouca competência e se desmotivou. Neste caso, o líder vai motivar o interesse da pessoa, pedindo sugestões e dando apoio;
- O estilo de Suporte é para as situações em que já há competência elevada mas ainda há falta de confiança. Neste estilo, elogiar é uma forma de levantar a confiança;
- O último estilo, a delegação, será utilizada quando estamos perante uma pessoa de alta competência, confiança e uma capacidade de auto-motivação.
Este processo não deve ser feito para as pessoas, mas com as pessoas:
- Definir objetivos e padrões de performance;
- Diagnosticar o nível de desenvolvimento: competência e comprometimento;
- Identificar o estilo de liderança apropriado;
- LIDERAR!
When the best leader's work is done, people say "We did it ourselves!"
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