Um livro muito eloquente, que versa sobre moral e ética de um ponto de vista laico, isto é, considerando que não existe um absoluto que imponha uma consequência pelos comportamentos não éticos, e de um ponto de vista católico, em que existe uma entidade divina que define uma recompensa e um castigo para os comportamentos das pessoas.
O livro é composto por duas partes: a primeira é uma colectânea das cartas trocadas entre Umberto Eco e Carlo Maria Martini, publicadas pela revista italiana Liberal, sobre o tema da ética e da moral, debatendo as motivações espirituais de crentes e de não-crentes para a prática do bem. A segunda parte, é composta por cartas de outras pessoas relevantes no panorama intelectual italiano, com pontos de vista complementares aos dos autores principais.
Trata-se de um livro pequeno, mas com uma eloquência nas suas páginas bastante exigente. Recomendo a leitura, pois permite algumas reflexões bastante interessantes sobre os nossos valores e os nossos comportamentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário