Blog sobre livros de não-ficção, com incidência em desenvolvimento pessoal, negócios, empreendedorismo, marketing e vendas. Complementa o bookstagram com o mesmo nome

17 de outubro de 2020

Review de "Pensa como um monge" - Jay Shetty

 

 Confesso que tinha fortes expectativas acerca deste livro. Primeiro, por estar intitulado com uma mensagem bastante sugestiva. Segundo, por se tratar de um influencer com conteúdos interessantes. Por último, por ter o apoio do autor do podcast School of Greatness, e do livro com o mesmo nome, Lewis Howes.  

No entanto, as expectativas revelaram-se demasiado altas, pois fiquei desiludido com a leviandade que o autor desenvolve os vários capítulos.

 

Apesar de ser um livro algo extenso, com 386 páginas, e estruturalmente estar bem construído, o autor não debruça com profundidade nos diversos temas, nem consegue apresentar um programa concreto e estruturado para "viver uma serena e com propósito", com é prometido no subtítulo.


O livro está dividido em três partes, seguindo três técnicas de meditação: respiração, visualização, e cânticos. As respectivas partes terminam com um guia para cada meditação, que na minha opinião apresentam o maior valor deste livro.

O autor conta a sua história de vida, fala sobre os ensinamentos que adquiriu no ashram (comunidade espiritual) com os monges, e como os aplica na sua vida depois de sair do ashram. Não gostei da forma confusa como Jay Shetty mistura tudo isso num capítulo, falando do tema em si, e logo de seguida tendo um flashback sobre um episódio da sua vida como monge acerca desse tema. 

Mas o livro desilude mesmo é na superficialidade com que a mensagem é exposta, e na falta de inovação das ideias expostas.


15 de outubro de 2020

Em que crê quem não crê? - Umberto Eco & Carlo Maria Martini

Um livro muito eloquente, que versa sobre moral e ética de um ponto de vista laico, isto é, considerando que não existe um absoluto que imponha uma consequência pelos comportamentos não éticos, e de um ponto de vista católico, em que existe uma entidade divina que define uma recompensa e um castigo para os comportamentos das pessoas. 

 

O livro é composto por duas partes: a primeira é uma colectânea das cartas trocadas entre Umberto Eco e Carlo Maria Martini, publicadas pela revista italiana Liberal, sobre o tema da ética e da moral, debatendo as motivações espirituais de crentes e de não-crentes para a prática do bem. A segunda parte, é composta por cartas de outras pessoas relevantes no panorama intelectual italiano, com pontos de vista complementares aos dos autores principais. 



Trata-se de um livro pequeno, mas com uma eloquência nas suas páginas bastante exigente. Recomendo a leitura, pois permite algumas reflexões bastante interessantes sobre os nossos valores e os nossos comportamentos.

5 de abril de 2020

Resenha: "Gestão Descontraída, mas Profissional", de Ricardo Parreira

Ficha técnica

Título: Gestão descontraída, mas profissional
Subtítulo: Como responder rapidamente aos desafios do negócio
Autor: Ricardo Parreira
Editora: Conjuntura Actual Editora
Ano: 2020
Páginas: 194 



__________



Ricardo Parreira, o autor, é fundador e CEO da empresa multinacional de software PHC, que fundou com dois amigos em 1989. É licenciado em gestão e MBA em marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Destaca-se pela sua gestão prática, e pela forma como encara a cultura empresarial e a felicidade no trabalho.



No seu livro, o autor apresenta as suas técnicas de gestão e de liderança que aplicou e que vingaram na sua empresa. Trata-se de um verdadeiro livro de liderança e motivação de pessoas, essencialmente prático, sem grandes teorias.
O livro está dividido em três partes: gerir-mo-nos a nós próprios, gerir os colaboradores da empresa, e gerir a empresa. Neste livro, apesar da formação e experiência do autor, não nos são apresentadas estratégias de marketing, vendas, planeamento, finanças. O livro incide principalmente em gestão de pessoas, pois considera, corretamente, que as pessoas hoje em dia são os verdadeiros clientes da gestão. Acredito que, se o autor escrevesse de tudo o que aprendeu em 30 anos à frente da empresa o livro seria significativamente maior.


Na primeira parte, o autor discute a importância do foco, da gestão do tempo, de escolher os hábitos, e de ter um propósito na nossa vida.

Na segunda parte, o autor fala das suas estratégias e tácticas para liderar pessoas, atrair e reter talento classe 'A', e de como fazer do feedback uma poderosa ferramenta de crescimento profissional das pessoas, e consequentemente da empresa.

Na terceira e última parte, é-nos apresentada a forma detalhada de como a gestão da PHC conseguiu implementar uma cultura positiva, baseada em valores de excelência. Também aprendemos o método utilizado naquela empresa para reuniões produtivas. Por fim, o autor apresenta-nos o conceito best experience at work que tem implementado na sua empresa, levando-nos numa apresentação imaginativa às novas instalações.



Na minha opinião, o autor fez um excelente trabalho em apresentar um modelo simples e prático para a nossa gestão pessoal e para a gestão da empresa. Ao logo do livro, existem imensos conselhos de melhoria, que podem facilmente ser implementados na nossa vida. Gostei imenso das referências a Gordon Gekko, The Matrix e Back to the Future.
No fim do livro, o autor recomenda 12 espetaculares livros que mais impacto tiveram na sua vida enquanto gestor.


Recomendo este livro a todos gestores e empreendedores.

Nota final: 8/10



Para finalizar, agradeço à Almedina, por me ter cedido um exemplar e proporcionado uma leitura tão agradável.