Blog sobre livros de não-ficção, com incidência em desenvolvimento pessoal, negócios, empreendedorismo, marketing e vendas. Complementa o bookstagram com o mesmo nome

5 de abril de 2020

Resenha: "Gestão Descontraída, mas Profissional", de Ricardo Parreira

Ficha técnica

Título: Gestão descontraída, mas profissional
Subtítulo: Como responder rapidamente aos desafios do negócio
Autor: Ricardo Parreira
Editora: Conjuntura Actual Editora
Ano: 2020
Páginas: 194 



__________



Ricardo Parreira, o autor, é fundador e CEO da empresa multinacional de software PHC, que fundou com dois amigos em 1989. É licenciado em gestão e MBA em marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Destaca-se pela sua gestão prática, e pela forma como encara a cultura empresarial e a felicidade no trabalho.



No seu livro, o autor apresenta as suas técnicas de gestão e de liderança que aplicou e que vingaram na sua empresa. Trata-se de um verdadeiro livro de liderança e motivação de pessoas, essencialmente prático, sem grandes teorias.
O livro está dividido em três partes: gerir-mo-nos a nós próprios, gerir os colaboradores da empresa, e gerir a empresa. Neste livro, apesar da formação e experiência do autor, não nos são apresentadas estratégias de marketing, vendas, planeamento, finanças. O livro incide principalmente em gestão de pessoas, pois considera, corretamente, que as pessoas hoje em dia são os verdadeiros clientes da gestão. Acredito que, se o autor escrevesse de tudo o que aprendeu em 30 anos à frente da empresa o livro seria significativamente maior.


Na primeira parte, o autor discute a importância do foco, da gestão do tempo, de escolher os hábitos, e de ter um propósito na nossa vida.

Na segunda parte, o autor fala das suas estratégias e tácticas para liderar pessoas, atrair e reter talento classe 'A', e de como fazer do feedback uma poderosa ferramenta de crescimento profissional das pessoas, e consequentemente da empresa.

Na terceira e última parte, é-nos apresentada a forma detalhada de como a gestão da PHC conseguiu implementar uma cultura positiva, baseada em valores de excelência. Também aprendemos o método utilizado naquela empresa para reuniões produtivas. Por fim, o autor apresenta-nos o conceito best experience at work que tem implementado na sua empresa, levando-nos numa apresentação imaginativa às novas instalações.



Na minha opinião, o autor fez um excelente trabalho em apresentar um modelo simples e prático para a nossa gestão pessoal e para a gestão da empresa. Ao logo do livro, existem imensos conselhos de melhoria, que podem facilmente ser implementados na nossa vida. Gostei imenso das referências a Gordon Gekko, The Matrix e Back to the Future.
No fim do livro, o autor recomenda 12 espetaculares livros que mais impacto tiveram na sua vida enquanto gestor.


Recomendo este livro a todos gestores e empreendedores.

Nota final: 8/10



Para finalizar, agradeço à Almedina, por me ter cedido um exemplar e proporcionado uma leitura tão agradável.